Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: 2006.11

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

28.11.06

Hilário

Foram mais de 15 anos que Hilário da Conceição carregou o número três na camisola verde e branca, numa relação de 46 anos. Em 1966 foi inclusivamente considerado o melhor defesa esquerdo Mundo. Chegou em Alvalade em 1958 e desde o primeiro dia conseguiu soltar o génio, conquistando com todo aquele carisma o estatuto de um dos mais marcantes jogadores da história do Sporting Clube de Portugal.Hilário foi sempre um jogador diferente. Partia para o ataque com uma velocidade arrepiante, passava pelos adversários com uma faca em manteiga derretida e na hora de regressar à defesa era ainda mais impressionante. Não tirava os olhos da
bola, corria de costas... chegava ao mesmo tempo que os adversários. Ao mesmo tempo não, chegava quase sempre primeiro. Jogava bem de cabeça, tinha corrida, fintava e rematava como
poucos. A sua maior derrota foi a lesão que contraiu fracturando a tíbia, dias antes da partida para Bruxelas para disputar a Final da Taça das Taças. As lágrimas corriam-lhe pela face.Mas após a conquista da Taça das Taças a equipa leonina na chegada a Lisboa fez um curto desvio visitando Hilário com a Taça. Um agradecimento e uma homenagem da equipa e de
todos sportinguistas. Conquistou três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, uma Taça das Taças, uma Taça Teresa Herrera. Como treinador venceu o campeonato nacional em 79/80.
Lançou Carlos Pereira na equipa principal, quando abdicou da carreira de jogador. Hilário da Conceição uma inspiração humana e desportiva. Um Campeão.

23.11.06

Fernando Mendes


Fernando Mendes ingressa no Sporting com 16 anos de idade, sendo lançado nos seniores por Enrique Fernandez e conquistando logo nesse ano o seu primeiro titulo nacional, isto em 57/58. Foi um grande capitão, extremamente correcto e disciplinado tecnicamente, impondo respeito no balneário e igualmente aos seus adversários. Na “segunda mão” na eliminatória frente ao Manchester United em Alvalade, Fernando Mendes soube incutir coragem, confiança e força de vontade, continuando o caminho nessa conquista histórica em 1964, aliás, a vitória um ano antes do Troféu Teresa Herrera era pronuncio de altos voos europeus. Todavia, aos 27 anos Fernando Mendes abandona a carreira futebolística devido a uma lesão contraída ao serviço da selecção Nacional, frente à Checoslováquia. Foi ainda treinador principal do Sporting vencendo o título em 79/80, voltando a esse cargo em 2000/01, foi também treinador adjunto do Sporting, formando equipa com Keith Burkishaw.

22.11.06

Osvaldo Silva

Osvaldo Silva foi um dos maiores tecnicistas que passou por estes cem anos de história do Sporting Clube de Portugal. Ficam guardadas na retina maravilhosas exibições de fino recorte técnico. Inevitavelmente temos que recordar aquele jogo épico e electrizante contra o Manchester United no Estádio José Alvalade, onde Osvaldo Silva carimbou um hat-trick, naquela que foi a maior derrota de sempre na historia desta equipa inglesa.Ainda durante o caminho para a conquista das Taças das Taças recebeu uma proposta absolutamente milionária do Olympique Lyonnais, que recusou. Cativava como jogador e como pessoa. Foi técnico adjunto de Mário Lino e também técnico principal onde dirigiu a equipa que conquistou a Taça de Portugal frente ao Benfica em ’74. Trabalhou igualmente na formação com César Nascimento, outro antigo jogador do Sporting, descobrindo grandes talentos, tornado mítico o pelado que estava defronte o antigo Estádio José de Alvalade. Deixa saudades, mas a história fez-lhe justiça.

16.11.06

Pedro Gomes

Manuel Pedro Gomes viria a apaixonar-se pelo o futebol e pelo Sporting vendo jogar Albano, Travassos, entre outros. Ingressa na “oficina” de Alvalade com 15 anos, sendo lateral esquerdo e direito. Juca lançou Pedro Gomes na equipa principal em ‘63 ganhando logo uma Taça de Portugal, frente ao Guimarães, por 4-0, para no ano a seguir conquistar a Europa do Futebol com as suas exibições a lateral esquerdo. Venceu todas as Competições Nacionais, representando um só clube na sua carreira de jogador, o Sporting Clube de Portugal. Um reconhecido profissional bastante exigente consigo próprio e com os outros. Foi treinador principal do Sporting e adjunto de John Toschak, um treinador cheio de mérito, sendo francamente esclarecido e actualizado, o que faz dele um potencial técnico para colaborar com o Sporting.