Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: Ivkovic

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

10.9.07

Ivkovic

Rotulado na altura como um dos grandes guardiões europeus, muito pelas suas exibições ao serviço da selecção jugoslava, Ivkovic ingressa no Sporting Clube de Portugal na época 89/89.

Ivkovic era capaz do melhor e do pior, mas era sem dúvida um grande guarda-redes, não obstante às vezes dos seus golpes de vista não serem por vezes bem calculados.Exemplo disso foi em vésperas de o Sporting se deslocar ao Estádio das Antas em que Ivkovic afirmou então que sabia como Geraldão, jogador do FC Porto, marcava os livres e que inclusivamente não iria sofrer nenhum golo dessa forma..., acabou exactamente por sofrer um golo de livre directo do jogador brasileiro.Mas seria injusto não recordar as suas exibições, entre muitas outras, na campanha da Taça UEFA na época 90/91 onde o Sporting Clube de Portugal iria ser apenas eliminado nas meias-finais por pelo Inter de Milão, que viria a conquistar este ceptro europeu.

Naturalmente que falar de Ivkovic é falar do célebre episódio do penalty defendido em Nápoles cobrado por Maradona, onde o guardião leonino chegou-se junto de Maradona e apostou com este 100 dólares como defenderia o penalty... e assim foi. Ivkovic defendeu, Maradona pagou.Já na conferência de imprensa desse mesmo jogo e antes que os jornalistas presentes perguntassem, Maradona disse logo que tinha pago a “ele” apontando para o fundo da sala onde estava Ivkovic acenando com a nota.

Na chegada a Lisboa, depois de o Sporting ter sido eliminado, pelo Nápoles (detentor do troféu) no desempate por grandes penalidades, no San Paolo perante 50.000 pessoas, Sousa Cintra quase obrigou Ivkovic a mostrar a nota aos jornalistas presentes no aeroporto.
Ivkovic havia feito história de leão ao peito.