Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: Ricardo Ferraz

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

26.9.07

Ricardo Ferraz

Ricardo Ferraz, o “Zé das Toalhas”, como era conhecido, deixou-nos o ano passado após 42 anos de vida inteiramente dedicados ao pugilismo e ao Sporting Clube de Portugal.

Um exemplo de amor e dedicação ao Sporting. O Mestre Ferraz, foi sem dúvida a figura central e impulsionadora do boxe nacional, para além de treinador e coordenador da secção de boxe do Sporting e treinador da Federação Portuguesa de Boxe, foi, desde 1971 o responsável pelo treino desta modalidade na Academia Militar e ainda treinador da sua equipa de futebol.
Foi em Moscovo que o pugilismo português se estreou nas Olimpíadas de 1980 onde Ricardo Ferraz levou então o conhecido pugilista “Paquito”, que foi homenageado pelo Comité Olímpico de Portugal.

O Mestre Ricardo Ferraz elevou sem dúvida a grandes patamares a modalidade não só no Sporting mas igualmente em Portugal. Ao longo da sua carreira recebeu três louvores, concedidos pelo Comandante da Academia Militar, tendo sido condecorado com a Medalha de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército.Foi igualmente congratulado com dois prémios Stromp.

Ricardo Ferraz considerava as características mais importantes a inteligência e a coragem. A resistência, dizia, «divide-se 25 por cento nos braços e 25 por cento nas pernas e 50 por cento no cérebro. Porque um bom campeão não é aquele que bate com mais violência. Tem é de ser capaz de aplicar os golpes no sítio certo nos pontos vulneráveis do adversário.»
“Tive dificuldades loucas para colocar o Sporting entre os melhores, mas consegui vencê-las”, dizia Ricardo Ferraz.

Obrigado Mestre.