Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: 2007.08

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

30.8.07

Fraguito

Fraguito, nasceu em, Vila Real, Trás os Montes, em 8 de Setembro de 1951, ingressando no Sporting Clube de Portugal na época 72-73, onde esteve quase uma década.

A sua estreia aconteceu nas Antas onde o Sporting Clube de Portugal venceu por 1-0, com golo de Yazalde. Na sua estreia nas competições da UEFA marcou um golo estupendo, na vitória leonina sobre Hibernian, onde numa jogada pelo lado esquerdo com uma só finta Fraguito tira três adversários do caminho antes de rematar vitoriosamente à baliza.Não passava despercebido este centro campista, que deixava tudo em campo.

O seu aspecto era pesado, carregado; mas puro engano, era um grande meio campista, de um nível acima da média, estava em todo lado atrás da bola, sempre pressionante, imprimindo bastante velocidade às acções ofensivas, principalmente pelo lado direito, da equipa leonina quando esta possuía o esférico, onde aliava também uma grande visão de jogo.
Médio de criação, era igualmente capaz de desempenhar funções de médio defensivo, acumulando em alguns jogos as duas funções. Um ídolo dos sportinguistas.Massacrado por várias lesões, estas foram o seu grande calvário que o impediram de ter uma carreira ainda mais recheada de sucessos. Mas que não o impediram de conquistar quatro títulos nacionais e duas taças de Portugal.

É inclusivamente bastante frequente por parte de quem assistiu às exibições de Fraguito compará-lo com o actual capitão do Sporting Clube de Portugal, João Moutinho.

21.8.07

Barrosa

Octávio Barrosa fez toda a sua carreira desportiva no Sporting Clube de Portugal, integrando a famosa equipa onde pontificavam os Cinco Violinos, João Azevedo, Álvaro Cardoso, Manuel Marques, Veríssimo, entre outros. Sem dúvida uma das melhores equipas de sempre do Sporting.
Barrosa actuava no meio campo leonino e tinha como principal característica uma grande resistência física que lhe permitia fazer o equilíbrio entre a defesa e o ataque. Era uma médio”cerebral”. Conquistou cinco campeonatos nacionais e quatro Taças de Portugal.

Sócio do Sporting Clube de Portugal desde 1934, Octávio Barrosa foi ainda um dos fundadores do Grupo Stromp. Já no final da sua carreira Barrosa respondeu positivamente ao apelo da direcção sportinguista, voltando a dar o seu contributo à equipa e realizando uma época em cheio.

Mas não aceitou um tostão do Clube, depositando na tesouraria todos os seus prémios de jogo e assistências. Quando no final dessa época o Sporting quis fazer contas com Barrosa, este ofereceu tudo ao Clube, num gesto único de dedicação e amor ao Sporting Clube de Portugal.

Octávio Barrosa faleceu em 25 de Fevereiro de 2001.

15.8.07

Peter Schmeichel

Na época 1999/2000 o país desportivo foi surpreendido com a contratação de Peter Schmeichel pelo Sporting Clube de Portugal.O “gigante dinamarquês” tinha acabado de conquistar a Liga dos Campeões pelo Manchester United e decidiu desta forma abandonar o clube inglês pela porta grande, igualmente extenuado pelo ritmo de jogos efectuados com uma regularidade de três em três dias.

O seu ingresso no Sporting fica incontornavelmente ligado à conquista do campeonato nacional nessa mesma época e em que Peter Schmeichel recorda ainda hoje os festejos leoninos.Peter Schmeichel denominava-se, ironicamente ou não, como um libero, e de facto assim era, um verdadeiro apoio aos centrais sportinguistas impulsionando igualmente o espírito ofensivo do onze leonino. A atitude do dinamarquês nas redes leoninas foi alvo dos mais diversos comentários, que para além da segurança que transmitia à equipa atemorizava de certa forma os seus opositores com a sua estatura e “vozeirão”.

Procurou sempre transmitir a sua experiência aos seus colegas guarda-redes e aos demais, cultivando igualmente uma grande empatia com os sportinguistas que tanto admirava pela paixão e dedicação ao Clube.Schmeichel foi comandado nas duas épocas em que esteve no Sporting Clube de Portugal por dois campeões leoninos, Inácio e Manuel Fernandes, conquistando o Campeonato Nacional 99/00 e a Supertaça 00/01.O espírito de confiança, vitória e conquista perpassava assim todo o balneário.

«Um grande abraço para todos os sportinguistas. Nos dois anos que estive em Portugal, aprendi a gostar do Clube. Fiquei sportinguista para a vida.» Peter Schmeichel in Jornal Sporting, 7 de Janeiro de 2007.

Campeão Europeu em 1992, pela selecção dinamarquesa.