Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: Francisco Stromp

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

19.10.06

Francisco Stromp

Cem anos volvidos, está ainda por descobrir que tipo de carga social tinha esta figura emblemática do universo leonino. Não só em termos desportivos, designadamente no âmbito da equipa de futebol, mas especialmente em termos globais, pois esteve na fundação do Sporting.


Fundador eclético, e jogador de magníficos recursos, Francisco Stromp, foi o primeiro grande capitão e treinador de futebol do Sporting Clube de Portugal. Nascido em 1892, é perpetuamente o sócio nº. 3, número que possuía quando faleceu, em 1930.

Respeitado por companheiros e adversários, atleta de eleição, Stromp comandou a equipa campeã de Portugal em 1923, marcando o primeiro golo da final. Também se sagrou campeão nacional do disco. Foi duas vezes vice-presidente do Sporting.



Francisco Stromp deu, igualmente, nas vistas pelas suas qualidades de simpatia, cavalheirismo e “fair-play”.

O Sporting Clube de Portugal, fundado em 1906, conquistou o primeiro título de campeão de Lisboa no ano seguinte (1907) e, em 1923, no mês de Maio, festejou o título pela quarta vez. Francisco Stromp – que na altura era o “capitão-geral do futebol”- escreveu a respeito dessa vitória o seguinte:



“Ganhámos o Campeonato de Lisboa sem contestação dos nossos adversários e, até, com aplausos de todos eles. É isto um dos mais saborosos frutos do nosso trabalho. Ainda não chegámos ao fim. Agora vamos disputar o Campeonato de Portugal. Pretendemos ganhá-lo da mesma forma, sem contestação. A nossa vitória no Campeonato de Lisboa não se deve ao valor individual dos componentes da nossa equipa. Deve-se principalmente à correcção que todos soubemos manter em todos os jogos que fizemos, à assiduidade aos treinos que todos compreenderam serem necessários para vencer e à disciplina que me orgulho de ter sabido manter, não usando outros meios que não fossem a evocação da amizade que por todos tenho e aquela que todos temos pelo Sporting Clube de Portugal. Confio novamente na vontade de todos para poder triunfar. Continuaremos a trabalhar sem um desfalecimento. Precisamos de honrar o nosso título de Campeão de Lisboa, juntando-lhe o de Portugal, precisamos confirmar a contestação da derrota da época passada, precisamos de efectivar a última aspiração da vida desportiva do capitão da primeira equipa: entregar o título de Campeão de Portugal”