Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: Fernando Mamede

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

3.10.06

Fernando Mamede

Fernando Mamede foi a maior máquina do Atletismo. Fez coisas soberbas” – A frase é de Moniz Pereira que talhou Carlos Lopes e Fernando Mamede como dois gémeos de talento.
Mamede colocou a cabeça dos estatísticos à volta quando superou em 1984, em Estocolmo, os máximos europeus da légua e colocou o recorde do Mundo dos 10 mil metros em estonteantes 27.13,81 minutos. Para que se perceba a valia deste registo basta dizer que não houve homem na história do atletismo a conseguir superá-la nos anos seguintes. No plano europeu esta marca foi somente estilhaçada em 1999!!! Actualmente a marca de Fernando Mamede é uma das melhores de todos os tempos e se pensarmos que foi conseguida em 1984 mais encanto ganha.
Mas ainda antes, em 1981 no Estádio José Alvalade Mamede tornou-se o primeiro português recordista europeu, num daqueles despiques espevitados com Carlos Lopes correu, correu, correu... mas sempre atrás de Lopes. A certa altura liga o turbo e ganhou com a marca de 27.27,7 minutos. Mais tarde em Paris nova marca fantástica, marcando 27.22,95 minutos.
Porém, Mamede podia ter ido muito mais longe na sua carreira, já de si notável, “Só tinha um laqueio psicológico que o punha em sarilhos nos grandes campeonatos” – Moniz Pereira.