Figo
Luís Figo é conhecido em todo o Mundo, mas por vezes, e com demasiada frequência, parece que Luís Figo foi transferido directamente d’ Os Pastilhas para o Barcelona. Muitos assim o queriam, mas Luís Figo esteve cerca de uma década no Sporting, cruzando-se, nos antigos túneis dos balneários do antigo Estádio José Alvalade, com Manuel Fernandes, Jordão, Damas, Oceano, Mário Jorge, Douglas, Silas, Balakov, Iordanov, Ivkovic, entre muitos outros.
Figo tem a primeira incursão na equipa sénior do Sporting Clube de Portugal, aos dezoito anos, na época 89/90, realizando cinco jogos, e tendo, inclusivamente, Vítor Damas como técnico principal. Vence entretanto o Campeonato da Europa de sub-16.
Depois de uma época de interregno, e após a conquista do Campeonato Mundial de Juniores em 1991, Figo explode sendo o segundo jogador mais utilizado por Marinho Peres. Começava, assim, a ser dos jogadores mais cobiçados na Europa. Na época seguinte Luís Figo continua a sua progressão agora sob o comando de Bobby Robson e Manuel Fernandes, onde forma com Balakov um meio campo temível.
A sua visão de jogo e técnica conquistam as bancadas de Alvalade. Nas duas últimas épocas de leão ao peito é finalista da Taça de Portugal, vencendo esta mesma competição na época seguinte, sendo essa a sua última temporada ao serviço do Sporting Clube de Portugal, e chorando na hora da despedida, no Estádio do Jamor A sua saída esteve envolta de grande polémica tendo o jogador assinado contrato com o Parma e ,posteriormente, com a Juventus o que provocou que Figo ficasse impedido de alinhar no campeonato italiano por um período de 2 anos. Pelo meio uma polémica que envolvia Figo e o clube da Junta de Freguesia de Carnide, episódio que ainda não foi esquecido por alguns sportinguistas.
O Barcelona, atento não se poupou a esforços para garantir o contributo do sportinguista, pela quantia de 400 mil contos, que foi uma quantia escassa para tanto valor do camisa "7" sportinguista. O resto é história..., e que o Mundo conhece.
<< Home