Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: Figo

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

18.8.06

Figo

Luís Figo é conhecido em todo o Mundo, mas por vezes, e com demasiada frequência, parece que Luís Figo foi transferido directamente d’ Os Pastilhas para o Barcelona. Muitos assim o queriam, mas Luís Figo esteve cerca de uma década no Sporting, cruzando-se, nos antigos túneis dos balneários do antigo Estádio José Alvalade, com Manuel Fernandes, Jordão, Damas, Oceano, Mário Jorge, Douglas, Silas, Balakov, Iordanov, Ivkovic, entre muitos outros.

Foi no Sporting que Luís Figo confessou que teve um dos seus maiores momentos da sua vida onde conheceu pessoalmente Diego Maradona. Nomes como os que foram referidos, anteriormente marcaram, inevitavelmente, de forma positiva, o atleta e jovem Figo.
Figo tem a primeira incursão na equipa sénior do Sporting Clube de Portugal, aos dezoito anos, na época 89/90, realizando cinco jogos, e tendo, inclusivamente, Vítor Damas como técnico principal. Vence entretanto o Campeonato da Europa de sub-16.




Depois de uma época de interregno, e após a conquista do Campeonato Mundial de Juniores em 1991, Figo explode sendo o segundo jogador mais utilizado por Marinho Peres. Começava, assim, a ser dos jogadores mais cobiçados na Europa. Na época seguinte Luís Figo continua a sua progressão agora sob o comando de Bobby Robson e Manuel Fernandes, onde forma com Balakov um meio campo temível.




A sua visão de jogo e técnica conquistam as bancadas de Alvalade. Nas duas últimas épocas de leão ao peito é finalista da Taça de Portugal, vencendo esta mesma competição na época seguinte, sendo essa a sua última temporada ao serviço do Sporting Clube de Portugal, e chorando na hora da despedida, no Estádio do Jamor A sua saída esteve envolta de grande polémica tendo o jogador assinado contrato com o Parma e ,posteriormente, com a Juventus o que provocou que Figo ficasse impedido de alinhar no campeonato italiano por um período de 2 anos. Pelo meio uma polémica que envolvia Figo e o clube da Junta de Freguesia de Carnide, episódio que ainda não foi esquecido por alguns sportinguistas.




O Barcelona, atento não se poupou a esforços para garantir o contributo do sportinguista, pela quantia de 400 mil contos, que foi uma quantia escassa para tanto valor do camisa "7" sportinguista. O resto é história..., e que o Mundo conhece.