Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: Carlos Xavier

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

16.10.06

Carlos Xavier


Carlos Xavier é um daqueles sportinguistas que não se inibe de mostrar o seu sportinguismo seja em que circunstância for. Carlos Xavier é promovido ao plantel sénior na época de 80/81 realizando 6 jogos, era o lançamento para uma carreira promissora que se começaria a solidificar logo na época seguinte, em que realiza 33 jogos participando de forma categórica na conquista do título de Campeão Nacional em 81/82, bem como a Taça de Portugal e Supertaça de Portugal, jogando quase sempre a defesa direito. Vai permanecendo na equipa durante várias épocas onde os sportinguistas se apercebem da sua grande polivalência, tornando-se assim um dos mais utilizados. Todavia, na época de 86/87 o Sporting contrata Manuel José para técnico principal que entra em ruptura com Carlos Xavier e que o dispensa para a Académica de Coimbra. Carlos Xavier parte magoado, mas leva o Sporting no coração, vibrando e festejando à distância, p.ex. os 7-1 ao Benfica. Manuel José é despedido e Carlos Xavier regressa então ao Sporting vencendo logo Supertaça Cândido de Oliveira. Permanece mais algumas épocas quando lhe surge a oportunidade de representar um clube estrangeiro, mais concretamente a Real Sociedad, orientado por John Toshack que havia orientado o Sporting e Carlos Xavier em 84/85. Tornou-se um ídolo em Espanha sendo ainda hoje recordado pela Real Sociedad, tal como Oceano e Ricardo Sá Pinto.

Regressa, posteriormente, em 94/95 vencendo a Taça de Portugal.

Pela carreira que Carlos Xavier protagonizou no Sporting merecia sem dúvida alguma consideração na hora da despedida, que aconteceu em 96/97. Mal dispensado, principalmente como foi e por quem foi. Alguém que não conhecia o Sporting, e quem os sportinguistas também não conheciam, e que concerteza hoje nem se lembram. Mas a dispensa foi aceite.

Há duas épocas quando estava no comando técnico do Estoril Praia, com Sérgio Louro, Litos e Mário Jorge, Carlos Xavier afirmou que nunca poderia continuar a jogar depois de ter saído do Sporting, tal o amor que tinha, e que tem pelo Clube. Colabora, actualmente, no futebol de formação do Sporting Clube de Portugal.

(No Estádio Arueta estiveram muitos portugueses, inclusivé uma delegação da Juventude Leonina que fez questão de ir a San Sebastian apoiar o Sporting e despedir-se de Carlos Xavier)