Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: Mascarenhas

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

21.6.06

Mascarenhas

Domingos António da Silva foi e será sempre conhecido como Mascarenhas, uma das pérolas africanas que despontou ao mais alto nível em Alvalade.
Mascarenhas sai de Angola rumo ao Barreirense rotulado como goleador, confirmando esse mesmo estatuto logo no ano de 1961 quando foi rei dos marcadores de todos os campeonatos europeus em 1961, batendo o carismático Puskas do Real Madrid. No primeiro jogo com a camisola do Sporting, num torneio de Verão, marcou logo o golo da vitória frente ao Racing de Estrasburgo. Sempre muito temperamental, era capaz do melhor e do pior, alternado grandes exibições com jogos onde era a sombra de si próprio.

Porém, na época de 1964, viria a expressar todo o seu potencial. Fez seis golos na vitória europeia mais dilatada, que ainda hoje é recorde das competições da UEFA, frente aos cipriotas do Apoel por 16-1, na caminhada imparável dos “leões” na Taça das Taças. Mascarenhas ainda é detentor do maior número de golos (6) num só jogo em competições europeias de clubes. Antes, na eliminatória com o Atalanta, teve uma acção extremamente valiosa marcando dois golos no jogo de desempate (3-1) e no primeiro jogo da final, com o MTK, no Heysel, marcou um golo no empate a três bolas, decisivo para que tivesse lugar a finalissima em Antuérpia. Durante os três anos que esteve no Clube, Mascarenhas fez 107 jogos, marcando 80 golos. É hoje colaborador do Sporting Clube de Portugal.