Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: Joaquim Agostinho

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

7.6.06

Joaquim Agostinho


"O Joaquim Agostinho parecia tosco, mas tinha um nível superior. Tinha uma subtileza da qual as pessoas nem sempre se apercebiam. Ele escrevia bem, tinha uma boa caligrafia. Era uma pessoa generosa, que definia bem os seus objectivos. Tinha uma grande intuição e capacidade de ultrapassar os obstáculos da vida. Fomos sempre amigos e essa amizade respondeu sempre bem quando procuram fragilizar-nos.

Como ciclista está dentro dos melhores do Mundo no seu tempo. Ao lado de Eddy Merckx, Hinault, Gimondi, Ocaña, Zoetmelk. Faltou-lhe em França, uma grande equipa como a que teve em Portugal. Um dia em França, viu-o a ganhar uma clássica ao lado de Van Springel. Bem acompanhado por um conjunto de bons atletas, poderia ter sido mais longe no campo internacional."

Leonel Miranda, antigo colega de equipa de Joaquim Agostinho


"Joaquim Agostinho, homem do povo, nunca se deixou enfeitiçar pelos lados escuros e perigosos aonde por vezes, o deporto arrasta os escolhidos."

João Rocha, ex – presidente do Sporting Clube de Portugal

"O Joaquim Agostinho foi sempre extraordinário como homem, ciclista, amigo do seu amigo e sempre muito ligado à sua família e á sua terra de origem. Teve um funeral imponente. Maior que o dele talvez só o de Sá Carneiro. A urna já estava em Torres Vedras e ainda havia gente no Lumiar. "

António Coutinho, Sócio do Sporting Clube de Portugal nº.310, seccionista do ciclismo do S.C.P entre 1963 a 1974

"Os grandes campeões não dão problemas. Os problemas só acontecem com os pseudo-campeões."

Manuel Graça, treinador de Joaquim Agostinho


Joaquim Agostinho continua vivo no coração de todos os que aplaudiram. Não morreu, nem morrerá, pois a sua memória irá perpetuar-se pela eternidade. Orgulho sportinguista, bem como de Portugal e dos portugueses.

Palmarés

Duas vezes terceiro na Volta a França em 1978 e 1979
Treze vezes correu a volta a França entre 1969 e 1983
Vencedor de três voltas a Portugal, 1970/1971/1972
Vencedor da volta a São Paulo em 1968
Cinco vezes campeão de Portugal de fundo entre 1969 e 1973