Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: Yazalde

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

25.1.07

Yazalde

Terminada a época de 1970, o Independiente estava a braços com um problema. O contrato com Yazalde terminava e o clube não tinha dinheiro para a renovação. E, nesse ano, Yazalde recebera o prémio de melhor jogador da Argentina! Começaram a surgir vários interessados, entre os quais o Valência, Santos, Palmeiras, Lyon, Nacional de Montevideu e... Sporting.
Estava Yazalde em Mar del Plata, de férias, quando foi chamado a Buenos Aires para falar com Abraão Sorin, dirigente leonino. No primeiro jogo oficial com o Boavista marcou logo dois golos. Nunca mais parou. O Chirola não perdia tempo com fintas, não saia com a bola dominada a passar pelos adversários como se estes não lá estivessem. Não era esse tipo de jogador a quem tantas vezes se associa, com muita propriedade, o futebol argentina. Mas marcou muitos golos. Fantástico no jogo de cabeça, também muito habilidoso com os pés. Em 104 jogos pelo Sporting Clube de Portugal conseguiu a anormal marca de 104 golos, precisamente um por jogo. Era essa a garantia que dava.«Nem que tenhamos de ser toupeiras temos de fazer tudo para chegar ao golo. Se for preciso levar a bola por baixo da relva, vamos a isso!», dizia aos colegas.
Em 1974 Hector Yazalde recebeu a consagração máxima, a conquista da Bota de Ouro. Esta consagração internacional do “Chirola” foi também a do futebol de ataque e a de uma plêiade de futebolistas que fizeram do golo a festa do Sporting.
Foi um ícone para Zico e Maradona.Não há sportinguista que não sinta saudades daquele jogador fino, lutador, artista da bola e goleador de grandes méritos que acabou por morrer cedo, com 51 anos, quando tinha tantos outros objectivos para atingir na vida, essencialmente de carácter humanitário.O sentido Tributo a Hector Yazalde, Bota d'Ouro do Sporting e do futebol português. Yazalde sairia, entrando o seu fiel sucessor, um rapaz de Sarilhos chamado Manuel Fernandes.