Image and video hosting by TinyPic
SPORTING VINTAGE: 2007.04

SPORTING VINTAGE

ofensiva1906@gmail.com

23.4.07

Álvaro Cardoso

Álvaro Cardoso é uma referência incontornável da história Centenária do Sporting Clube de Portugal, capitão d’ equipa dos Cinco Violinos, tratado pelos mais novos como “Senhor Cardoso”. Começou no Vitória de Setúbal mas seria no Sporting a partir de 38/39 que iria ter uma carreira de destaque. Óptima visão de jogo, impecável posicionamento em campo, um central que se impunha sobretudo pelo seu desportivismo. De carácter vincado, excelente condutor de homens, numa equipa que estava composta por grandes talentos que para além dos cinco violinos despontavam igualmente, João Azevedo e Manecas.
Terminou a sua carreira de futebolista na final da Taça de Portugal contra o Belenenses, atirando as chute iras para o público. Continuou como orientador técnico da equipa principal nos anos 50. Virou costas ao futebol das negociatas mas manteve-se sempre fiel ao seu Clube. Ganhou os títulos de: 40/41, 43/44, 46/47, e 47/48. Conquistou a Taça de Portugal nas épocas de: 40/41, 44/45, 45/46 e 47/48. Foi internacional 13 vezes e realizou 151 partidas de verde e branco. Álvaro Cardoso foi relembrado na Homenagem aos Capitães do Centenário do Sporting Clube de Portugal.








17.4.07

Virgílio

Virgílio, proveniente do Famalicão chegou a “Alvalade” no inicio da década de 80 onde logo na primeira época conquistou a dobradinha de 81/82 seguida da Supertaça Cândido de Oliveira. A sua importância na equipa ficou bem patente sendo o jogador mais no onze leonino dessa época, marcando inclusivamente dois golos. Todavia foi na época 83/84 que Virgílio faz o gosto ao pé por 6 vezes ( maior número de golos marcados), e continuando a manter influência na equipa sportinguista. No 20º. aniversário dos 7-1, organizado pela Ofensiva 1906, Manuel Fernandes, que facturou, como é sobejamente conhecido 4 golos, revelou que essa histórica vitória começou a ser construída por Virgílio, pela sua eficiência na defesa leonina.
Virgílio despede-se em 87-88 conquistando a Supertaça Cândido de Oliveira
Setembro/1982, João Marcelino in Record: Sporting Clube de Portugal 3- Dínamo Zagreb 0
“Na temporada passada foi pedra influente no miolo sportinguista, este ano continua a trilhar o mesmo caminho noutras posições. Jogar á direita, esquerda, ao meio, tudo é indiferente quando se sabe e quer. No relvado, Virgílio tem a humildade e o espírito de luta dos grandes futebolistas. Anteontem demonstrou-o. Chegará à selecção agora ou mais tarde.”